quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Emenda de George Soares beneficia Carnaubais



Deputado George Soares entregou hoje à secretaria estadual de Educação, Betânia Ramalho, emenda de R$ 200 mil, destinada a cobertura da quadra de esportes na Escola Adalgisa Emídia da Costa, em Carnaubais.

A secretária parabenizou o deputado pela iniciativa. --"O deputado é um defensor da educação e muitas das ações do seu mandato estão ligadas à educação".

George Soares também elogiou o a secretária. -- "A secretária Betânia sempre é muito atenciosa e solícita em nossos pleitos, como foi na recuperação do CAIC em Assu", afirma George.


Fonte: Blog Toni Martins

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Visita as Escolas Estaduais em Carnaubais: Prefeitura ainda não disponibilizou transporte escolar

Estive hoje visitando as Escolas Estaduais em Carnaubais Adalgisa Emídia da Costa e Alcides Wanderley onde fui recebido pelos diretores Frank Mare e Nair Luiza de Moura.

Solicitei várias informações sobre o início do ano letivo que iniciou em 28/01/2014. Os diretores apresentaram a situação das escolas e as providências tomadas em seguida visitamos as salas de aula, cozinha (dispensa abastecida com merenda: frutas, legumes etc..).

Professores

Segundo os diretores nas duas Escolas não está faltando professor, as grades estão completas, a secretaria de educação do estado autorizou contração temporária enquanto os professores da seleção pública são convocados.

Transporte escolar

Segundo os diretores, mesmo o governo do estado assinando convênio com a Prefeitura de Carnaubais para contratar transportes, até o momento ainda não foi disponibilizado, prejudicando os alunos do Umbuzeiro, Carnaubal, Assentamento Canto Comprido e adjacências, Tabatinga, Cidade Histórica e adjacências. 

Vale salientar que os transportes da educação do município estão parados, as aulas da rede municipal inicia dia 24/02/2014. Se esses transportes só forem disponibilizados quando o ano letivo do município  começar, significa que os alunos da rede estadual no município estarão prejudicados pois as aulas iniciaram em 28/01/2014 ou seja, quase um mês sem aula. 

Instalação físicas

A Escola Alcides Wanderley foi pintada; está instalando uma sala de multimídia e recuperando o laboratório de informática.

A Escola Adalgisa Emídia está instalando a sala de multimídia e ventiladores em todas as salas de aula. Também está trabalhando o Programa Mais Educação vai funcionar.

Audiência com o Secretário Municipal de Educação

Estive na Secretaria Municipal de Educação, onde fui recebido pelo Secretário Nicolau Cavalcante que me apresentou a situação das escolas municipais para o início do ano letivo em 24/02/2014. 

Reformas

Escola Padre Anchieta do Pachêco foi reformada e montado um laboratório de informática;
- Escola Abel Alberto da Fonsêca, todas as salas estão climatizadas e o piso da escola será recuperado; 
- Escola Princesa Isabel do Entroncamento foi construído uma sala de aula e a pintura;
- Escola de Casinha instalado laboratório de informática e forrou as salas de aula.

Segundo o secretário na Escola Scila Médice de Vila Nova vai funcionar somente o Programa Mais Educação para os alunos da Escola Antonio de Oliveira na Arenosa e a EJA vai funcionar com cursos profissionalizantes (de polpa de frutas). 

Evasão escolar 

Com relação aos dados da educação em 2013, o secretário informou que ainda não fecharam por isso não tinha como informar nenhum dado, inclusive a evasão escolar. 

Licitação

Quando questionei sobre os fornecedores, o secretário informou que solicitou a Comissão de Licitação da Prefeitura que fosse licitado: merenda escolar, transporte, material de expediente, material de limpeza e peças automotivas

Contratados

Segundo o secretário, o município ainda não pagou alguns contratados da educação do ano passado.

NOTA: Na visita com os diretores das Escolas Estaduais Alcides Wanderley e Professora Emídia da Costa, onde as aulas iniciaram em 28/01/2014, os alunos do Umbuzeiro, Assentamentos, Tabatinga e Cidade Histórica, estão prejudicados por falta de transporte, visto que o Governo do Estado assinou o convênio com o município, mas o transporte ainda não foi disponibilizado pela Prefeitura.