quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Feliz Natal!

PMDB indicará nomes para 2 pastas

A governadora eleita Rosalba Ciarlini já definiu o espaço do PMDB no secretariado. As indicações foram feitas pelo senador Garibaldi Filho, um dos principais aliados da chefe do Executivo na campanha de 2010. Os peemedebistas ficaram com as Secretarias de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS) e de Turismo.

No caso da Sethas o nomeado deverá ser Luís Eduardo Carneiro, ex-secretário estadual de Educação no Governo Garibaldi Filho. Já o Turismo será ocupado por Bruno Melo, que atuou como secretário adjunto de Turismo na gestão de Garibaldi como governador.

Mas o secretariado de Rosalba Ciarlini ainda está com algumas indefinições. Ela ainda não tem confirmados os nomes para a Saúde, Educação e Segurança. Para essa última pasta a governadora levará um delegado da Polícia Federal.

Ontem à tarde, a futura chefe do Executivo esteve reunida com o diretor geral da PF, Luís Fernando Correia. Ela foi solicitar a liberação do delegado para assumir o cargo no Governo. No entanto, ainda não foi divulgado o nome da PF que Rosalba Ciarlini nomeará para a Segurança.

Já a pasta da Educação tem como principal nome a presidente da Comissão Permanente do Vestibular, Betânia Leite. Ela foi indicada pelo reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ivonildo Rego, no entanto ainda não respondeu ao convite de Rosalba.

Na Secretaria Estadual de Agricultura, a governadora fará uma acomodação política. O nomeado será o deputado federal Betinho Rosado (DEM), cunhado dela. A indicação do parlamentar do DEM é para que o deputado federal Rogério Marinho (PSDB), único da bancada federal potiguar que não conseguiu se reeleger, continue na Câmara dos Deputados.

O acordo de Rosalba com Rogério Marinho foi feito ainda na campanha de 2010 e a governadora já disse que vai cumprir o acerto. Com isso, Betinho Rosado, que já foi secretário estadual de Educação no governo Wilma de Faria, retorna ao Executivo, dessa vez na pasta da Agricultura.
Fonte: Jornal DeFato.com 

Rosalba Ciarlini e o poder para "fazer acontecer" (ou não)

Tenho conversado com muita gente sobre os primeiros nomes da lista de futuros secretários do Governo Rosalba Ciarlini (DEM). Sinto uma ponta de decepção.

Quase nenhuma surpresa surgiu até aqui. Filme repetido - em preto e branco - com velhos figurantes.

Alguns nomes parecem saídos de armários tomados pela naftalina.

O que esperar da gestão Rosalba Ciarlini (DEM)?

Já disse e repito: será um governo convencional, bom. Capaz de dar uma arrumação na máquina estatal e se fazer presente em todo o estado, com obras de visibilidade.

Na verdade, não espero nada de extraordinário e inovador, algo que possa ser tipificado como de vanguarda e copiado noutros territórios federados. Não se trata de descrença ou torcida do contra.

É análise com base no que está posto e em histórico gerencial do seu grupo. Espero estar errado e ser surpreendido.

Foi assim em sua passagem em três mandatos pela Prefeitura de Mossoró: bons governos convencionais, politicamente personalistas e de marketing eficiente.

Os grupos políticos que comandam a cena de poder no Rio Grande do Norte são extremamente parecidos, quase siameses. Previsíveis. Seus "times" são conhecidos e às vezes até se misturam num mimetismo que impressiona.

Rosalba terá em seu elenco de auxiliares figuras que já foram dos governos José Agripino (DEM), Garibaldi Filho (PMDB) e da arqui-adversária Wilma de Faria (PSB).

A elite política que temos é de mentalidade centralizadora, oligarca, personalista, reducionista e excludente. Não costuma dar espaço ao novo e à inteligência alternativa. Por isso que as gestões das últimas décadas são tão parecidas.

Os governantes que de algum modo mudaram ou tentaram mudar esse diapasão nos últimos 50 anos foram Aluízio Alves (1961) e Cortez Pereira (1971). Depois tivemos o óbvio ululante ou nem isso.

Fatores endógenos e exógenos concorreram para períodos ruins e outros nem tanto, em termos de gestão pública. Porém nada a merecer incenso sobre esse ou aquele governador. Comuns.

E depois?

Entre os nomes da equipe a ser formada por Rosalba, há gente que há mais de 30 anos faz parte de governos.

Sem dúvidas vão emprestar experiência, confiança e lealdade. Tudo isso pesa favoravelmente.

Mas de onde sairá o novo?

O que haverá de avançado, de modo a atender às necessidades basilares do cidadão comum?

Durante algum tempo será fácil sustentar o discurso do complexo da transferência de culpa, atribuindo à era Wilma-Iberê Ferreira (PSB) a responsabilidade por tudo de mal. E depois?

Passa da hora do Rio Grande do Norte deixar de ser um oásis para poucos, a expensas do sofrimento e abandono da maioria.

Temos dois RN´s.

Um é a Grande Natal, para inglês ver. Em cada R$ 10,00 do meio circulante que existe na economia potiguar, pelo menos cerca de R$ 7,64% estão nessa região. Todo o restente do estado fica com as migalhas.
Que a governadora e sua equipe consigam ir além. Diminuir essa distância entre os dois RN´s, modernizar a máquina pública e investir na melhoria do índice de desenvolvimento humano devem ser as prioridades.

Gente deve ser prioridade.

Minha torcida é para que o governo seja eficiente, ultrapasse os limites da desconfiança e possa responder às demandas sociais.

A partir de 1º de janeiro de 2011, Rosalba ou "a Rosa", como queira, será a governadora do Rio Grande do Norte. Se prometeu "fazer acontecer", terá em mãos o principal instrumento à materialização dessa aspiração: o poder para agir.

Boa sorte!

Marcadores: Política
Por Carlos Santos.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Secretariado de Rosalba será anunciado nessa segunda-feira

Nada de coletiva, nem explicações sobre os primeiros dez nomes da lista que irão compor o secretariado da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) que será anunciado através de nota oficial na próxima segunda-feira (20).

Após dois meses de especulação sobre os novos nomes, tidos pela imprensa como “confirmados” a governadora aponta quem serão os novos secretários. A lista ainda não está completa e deve ser finalizada no próximo ano com os diretores dos órgãos da administração indireta e os secretários-adjuntos.

A acomodação de nomes e os desafios da próxima governadora não serão expostos nesta primeira divulgação, mas pouco a pouco as pastas serão identificadas.

O Nominuto listou alguns nomes comentados na imprensa e que já estão em contato com a equipe de transição. São eles:

Obery Rodrigues – Chefe de Gabinete do Governo
Alexandre Mulatinho – Secretário de Comunicação Social
Benito Gama – Secretário de Desenvolvimento Econômico
Ana Tânia Sampaio - Secretaria Estadual de Saúde
Miguel Josino – Procurador Geral
Ubiracy Assunção – Secretário de Tributação
Robinson Faria – Secretaria de Assistência Social ou de Recursos Hídricos
Kátia Pinto – Secretaria de Infraestrutura
Manoel Pereira - Secretaria de Administração
Esdras Alves – Secretário de Articulação Política

Outros nomes cotados e tido como “certos” são do engenheiro Demétrios Torres para assumir a diretoria do DER e o do deputado federal Betinho Rosado (DEM) [fato que acomodaria Rogério Marinho (PSDB) na Câmara Federal].

As pastas de educação, Turismo e Segurança ainda estão indefinidas e sem nomes cotado para o próximo governo. Nominuto

Larissa aprova projeto contra o bullying

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou projeto de lei da deputada Larissa Rosado(PSB) que institui o Programa Estadual de Combate ao Bullying nas escolas.

Após a aprovação, o projeto aguarda sanção governamental. De acordo com o projeto, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura tem o prazo de 90 dias para regulamentar a lei, e as escolas, o prazo de 180 dias para inserirem em suas grades curriculares o novo programa.

Para Larissa Rosado, a implantação do Programa Estadual nas escolas do Rio Grande do Norte, que tem como objetivo combater à prática do “bullying” em toda a sociedade, é mais uma vitória na luta contra a violência.

"Uma das bandeiras de nosso mandato é o combate à violência. E o ‘bullying’, que pode deixar marcas profundas na vida de uma pessoa, está se tornando frequente no cotidiano escolar, por isso deve receber nosso olhar especial", assegura a deputada.

Segundo o projeto de lei, é considerado “bullying” todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo, que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas. Jornal O Mossoroense

Reflexão

Quisera Senhor, neste Natal, armar uma árvore dentro do meu coração e nela pendurar, em vez de presentes, os nomes de todos os meus amigos. Os amigos de longe e de perto. Os antigos e os mais recentes. Os que vejo a cada dia e os que raramente encontro. Os sempre lembrados e os que às vezes ficam esquecidos. Minuto da Sabedoria