quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Evento sociocultural marcou aniversário de assentamento e os 12 anos do MST na região


CARNAUBAIS - Denominada de 1ª Exposição da Brigada de Janduís e Cariris foi realizada na última sexta-feira, 30 de julho, uma programação de caráter sociocultural que teve por finalidade assinalar o primeiro aniversário de imissão de posse da propriedade onde hoje está localizado o projeto de assentamento de reforma agrária Rosa Luxemburgo, em Carnaubais, e, simultaneamente, comemorou os 12 anos de presença do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Vale do Açu.

O acontecimento ocorreu na sede do próprio projeto de assentamento.

Principal líder do MST no município, Júnior Antônio da Silva considerou importante que as duas datas fossem festejadas.

"Trata-se de dois grandes fatos históricos que precisam ser lembrados e guardados na memória", argumentou.

"Foi uma manifestação pequena, até porque não temos muitas condições, mas acho que valeu a pena", completou. Júnior Antônio declarou que as conquistas já alcançadas pelo MST no Vale do Açu constam entre as mais expressivas de todo o Estado. Hoje, o assentamento Rosa Luxemburgo totaliza 70 famílias assentadas.

O dirigente sem-terra relembrou que, passados 12 anos desde a primeira ofensiva do MST na região, com a ocupação de terras do grupo empresarial Finobrasa, em Ipanguaçu, atualmente o movimento dispõe de importantes núcleos de assentamento espalhados por toda a região.

Além do assentamento Rosa Luxemburgo, onde habitam 70 famílias de trabalhadores rurais, há os projetos similares Irmã Dorothy (com 28 famílias), e o projeto Margarida Alves (22 famílias), todos localizados também em Carnaubais.

ESPAÇO

"Foi muito difícil e debaixo de muita luta, mas já conseguimos assentar 120 famílias de trabalhadores", asseverou. Júnior Antônio frisou que se sente contente e feliz em poder ter tido participação na luta pela desapropriação de imóveis que pertenciam à extinta empresa Frunorte, em Carnaubais.

 "Antigamente estas eram áreas que pertenciam a uma única pessoa e hoje têm como dono mais de 120 famílias de trabalhadores rurais", destacou. Só os três núcleos de assentamento rural abrigam mais de 600 pessoas.

O representante do MST frisou que existem outros imóveis rurais que serão trabalhados para dar lugar a novos projetos de assentamento de reforma agrária.
Fonte: Blog Aluizio Lacerda

Correio vai divulgar pesquisa regional na segunda, 9

O jornal Correio da Tarde vai divulgar pesquisa regional na próxima segunda (9), sobre o cenário da campanha eleitoral deste ano.

Segundo o seu diretor-geral, professor Walter Fonseca, o trabalho do Instituto Start abrange 14 municípios da região de Mossoró.

Explica que é uma pesquisa localizada, anteriormente acertada com o Start e com o parceiro no investimento, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN).

Em outra data haverá pesquisa de amplitude estadual.
Blog Carlos Santos